terça-feira, julho 04, 2006

Estudo Biblico - Costa Caparica 2 Julho 2006

A doutrina da Trindade na Bíblia

Na doutrina da trindade, encontramos uma das doutrinas que de facto distinguem o cristianismo. Entre as religiões do mundo, a fé cristã é sem igual ao alegar que Deus é um mas que, ao mesmo tempo, há três pessoas que são Deus.

Esta doutrina bíblica ensina-nos que Deus existe como três pessoas sendo porém um só Deus, o ensino bíblico sobre a Trindade diz-nos que todos os atributos de Deus valem para as três pessoas, pois cada uma delas é plenamente Deus.

A doutrina da Trindade é uma das mais importantes da fé cristã.

Com ela aprendemos que, em si mesmo, no seu próprio ser, Deus existe nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo, sendo porém um só Deus.

Podemos definir a doutrina da Trindade do seguinte modo: Deus existe eternamente como três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – e cada pessoa é plenamente Deus, e existe só um Deus.

  1. A Doutrina da Trindade Revela-se Progressivamente nas Escrituras

  1. A revelação parcial no Antigo Testamento


  • A palavra Trindade não se encontra na Bíblia, embora a ideia representada pela palavra seja ensinada em muitos trechos das Escrituras. Trindade significa “tri-unidade” ou “três-em-unidade”. É usada para resumir o ensino bíblico de que Deus é três pessoas, porém um só Deus.


  • Às vezes pensa-se que a doutrina da Trindade se encontra somente no Novo Testamento, e não no Antigo. Se Deus existe eternamente em três pessoas, seria surpreendente não encontrar indicações disso no Antigo Testamento.


  • Génesis 1.26: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. O que significa o verbo (“façamos”) e o pronome (“nossa”), ambos na primeira pessoa do plural? A melhor explicação é que já nos primeiros capítulos de Génesis temos uma indicação da pluralidade de pessoas no próprio Deus.


  • O mesmo se pode dizer de Génesis 3.22: “Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal”; Génesis 11.7: “Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem” e Isaías 6.8: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?.


  • Além disso, em determinadas passagens uma pessoa é chamada “Deus” ou “Senhor” e distinguida de outra pessoa também chamada de Deus, por exemplo no Livro dos Salmos: “O teu trono, ó Deus, perdurará para todo o sempre (…) Tu amas a justiça e odeias a iniquidade; portanto, Deus, o teu Deus, te estabeleceu acima dos teus companheiros e ungindo-te com óleo de alegria”. No Novo Testamento, o autor de Hebreus cita esta passagem e a aplica a Cristo (Hebreus 1.8).


  • Do mesmo modo, em Salmos 110.1, David diz:”Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te á minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés”. Jesus correctamente entende que David se refere a duas pessoas distintas como Senhor (Mt 22.41-46), mas quem é o “Senhor” de David senão o próprio Deus? E quem poderia dizer a Deus “Assenta-te á minha direita”, excepto alguém que também seja plenamente Deus?


  • Existem muitos outros textos que poderíamos citar, que apresentam a mesma verdade (Isaías 63.10; Malaquias 3.1-2; Oséias 1.7; Isaías 48.16; Provérbios 8.22-31; e vários textos que nos falam da figura do Anjo do Senhor)

  • A Revelação mais completa da Trindade no Novo Testamento


  • Quando do baptismo de Jesus, o texto bíblico diz-nos:”eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em que me comprazo” (Mateus 3.16-17). Aqui, ao mesmo tempo, temos os três membros da Trindade realizando três acções distintas. Deus Pai fala dos céus; Deus Filho é baptizado e depois ouve a voz de Deus Pai vinda do céu; e o Espírito Santo desce do céu para pousar sobre Jesus e dar-lhe poder para o seu ministério.


  • No fim do seu ministério terreno, Jesus diz aos céus discípulos que eles devem ir e fazer “discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19)


  • Quando nos damos conta de que os autores do Novo Testamento geralmente usam o nome “Deus” (theos) para se referir a Deus Pai e o nome “Senhor” (Kyrios” para se referir a Deus Filho, fica claro que há outro termo trinitário em I Coríntios 12.4-6:”Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos”


  • II Coríntios 13.13:”A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós”.


  • Efésios 4.4-6:”Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só baptismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos”.


  • I Pedro 1.2:”… eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para obediência e a espersão do sangue de Jesus Cristo…”


  • I João 5.7:”Pois são três os que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e esses três são um”.

  1. Três declarações que resumem o Ensino Bíblico

Em certo sentido a doutrina da Trindade é um mistério que jamais seremos capazes de entender plenamente. Podemos, todavia, compreender parte da sua verdade resumindo o ensino das Escrituras em três declarações: 1- Deus é três pessoas; 2- Cada pessoa é plenamente Deus; 3- Há só um Deus.

  1. Deus é três pessoas


  • O facto de ser Deus três pessoas significa que o Pai não é o Filho; são pessoas distintas. Significa que o Pai não é o Espírito Santo, mas são pessoas distintas. E significa que o Filho não é o Espírito Santo. Essas distinções se mostram em várias das passagens citadas anteriormente, bem como em muitas outras passagens do Novo Testamento.


  • João 1.1-2:”No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus”. O facto de o Verbo estar “com” Deus prova que ele é distinto de Deus Pai.


  • I João 2.1:”Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”.


  • O Pai também não é o Espírito Santo, tampouco o Filho é o Espírito Santo; João 14.26:”Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar tudo o que vos tenho dito

  1. Cada pessoa é plenamente Deus


  • Primeiro, Deus Pai é claramente Deus, isso é claro desde o primeiro versículo da Bíblia, no qual Deus cria os céus e a terra, e fica claro em todo o Antigo e Novo testamento.


  • Também, o Filho é plenamente Deus, João 1.1-4: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.”


  • “Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu” (João 20.28)


  • Tito 2.13: “…nosso grande deus e Salvador Cristo Jesus”; II Pedro 1.1”…justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo”; Colossenses 2.9:”porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade”.


  • Além disso, o Espírito Santo é também plenamente Deus – Actos 5.3-4


  • Jesus reivindicava plena divindade para o Espírito Santo:”E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (João 14.16), Jesus está a ensinar que o Espírito Santo será outro ajudador da mesma natureza que Ele, do mesmo tipo, ou seja, tudo o que pode ser dito sobre a natureza de Jesus pode ser igualmente afirmado sobre a natureza do Espírito Santo, pois eles são ajudadores do mesmo tipo.

  1. Só Há um Deus


  • As Escrituras deixam bem claro que só existe um único Deus. As três diferentes pessoas da Trindade são um não apenas no propósito e em concordância no que pensam, mas um em essência, um na sua natureza essencial. Em outras palavras, Deus é um só ser. Não existem três Deuses. Só existe um Deus.


  • Deuteronômio 6.4-5; Isaías 45.5-6, 21-22; I Timóteo 2.5; romanos 3.30; I Coríntios 8.6.

  1. Conclusão

  • Depois de tudo o que analisamos, torna-se claro que este é um dos assuntos mais complexos e de difícil compreensão nas Escrituras, no entanto não é correcto dizer que não podemos compreender nada da doutrina da Trindade. Certamente podemos compreender e saber que Deus é três pessoas, e que cada pessoa é plenamente Deus, e que só há um Deus.

  • Tudo isto não deixa de ser complexo para a nossa mente, de facto, nos é espiritualmente saudável reconhecer abertamente que o ser divino em si é tão imenso que jamais poderemos vir a compreendê-lo. Isso nos humilha diante de deus e leva-nos a adorá-lo sem reservas.

  • Dizer que “Deus é três pessoas e só há um Deus” não é uma contradição. É algo que não conseguimos compreender e, portanto, um mistério ou paradoxo, mas que não nos deve perturbar, pois os diferentes aspectos do mistério são claramente ensinados nas Escrituras; e, como somos criaturas finitas e não divinamente omniscientes, sempre haverá (por toda a eternidade) coisas que não compreenderemos por completo.

  • Tertuliano estava certo ao afirmar que a doutrina da Trindade tem que ser divinamente revelada, não construída por seres humanos. Ela é tão absurda para os padrões humanos que ninguém a poderia inventar.

  • Não defendemos a doutrina da trindade porque é evidente por si ou logicamente convincente. Nós a defendemos porque Deus revelou que Ele é assim.

  • Como alguém disse acerca desta doutrina: Tente explicá-la, e perderá a cabeça; Mas tente negá-la, e perderá a alma.