segunda-feira, março 13, 2006

Estudo Biblico - Costa de Caparica 12 de Março

Tema: Tempos difíceis

Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis. (II Timóteo 3.1)

A palavra traduzida por “difíceis” significa “insuportáveis, violentos, brutais, selvagens”.

Esta palavra aparece somente numa outra passagem do Novo Testamento, em Mateus 8.28, onde o autor descreve dois homens endemoninhados, furiosos e incontroláveis. Esses homens, dominados por demónios, eram selvagens (como um animal não domesticado ou como uma tempestade que não tem controle). Esta é a palavra utilizada em Timóteo, traduzida como difíceis: duros de suportar, possuidores de uma fúria incontrolável. Estamos vivendo em tempos selvagens, eles não estão para chegar; eles já chegaram.

Basta pararmos para reflectir sobre o que temos presenciado nos noticiários diários nas nossas televisões, nos últimos meses, semanas ou dias.

Um estudo publicado por Stephen Covey nos Estados Unidos retrata-nos a nossa sociedade da seguinte maneira: Ao longo dos últimos 30 anos, a situação famílias tem mudado poderosa e drasticamente. As taxas de nascimentos ilegítimos têm aumentado mais de 400%. O índice de famílias encabeçadas por apenas um dos pais mais do que triplicou. A taxa de divórcios e separação duplicou. O suicídio envolvendo adolescentes quase quadruplicou. (…) Actualmente, o problema de saúde número um para as mulheres americanas é a violência doméstica. Um quarto de todos os adolescentes contraem uma doença sexualmente transmissível antes de terminarem o liceu/secundário.

A nossa civilização não está a evoluir, as coisas não estão a ficar melhores, pelo contrário estão cada vez piores. Isso significa que precisamos de esperança, precisamos saber que há uma luz ao fundo do túnel, que há uma mudança no horizonte e que a Bíblia nos ensina a como viver em tempos difíceis os quais há muito foram anunciados por Jesus como um sinal evidente da Sua vinda. Os evangelistas relatam as palavras de Jesus:

  • Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o nosso Senhor. (Mateus 24.42)

  • Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, á hora em que não cuidais, o Filho do homem virá. (Mateus 24.44)

  • Estai vós de sobreaviso; tudo vos tenho predito. (…) Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo. (…) Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa. (…) O que, porém, vos digo a todos: vigiai! (Marcos 13.33,35,37)

  • Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra. Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do homem. (Lucas 21.34-36)

Muitas pessoas surpreendem-se ao saberem que, por mais de trezentas vezes, no Novo Testamento os eventos futuros da vinda de Jesus são anunciados. Sendo verdade que Jesus está para vir e que nós estamos vivendo nesses dias de tempos trabalhosos, como é que nós devemos viver?

Quais são as instruções da Palavra de Deus para as pessoas que vivem nesses dias perigosos, selvagens e difíceis, nos quais os governos, as escolas, a nossa vizinhança e os relacionamentos familiares estão fora de controle?



  1. Vamos seguir modelos/exemplos de Fé

Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, caridade, paciência, perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou. E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. (II Timóteo 3.10-12

Paulo está a dizer a Timóteo para que ele seguisse o seu exemplo. Seguir o modelo de fé significa aprender com o exemplo e dar ouvidos ás instruções daqueles que são modelos de fé e conduta cristã nos dias de hoje. Imitamos as suas virtudes, admiramos o seu carácter, relembramos o que enfrentaram.

O capítulo 11 de Hebreus está cheio de exemplos de homens e mulheres de fé a serem seguidos e imitados nos dias de hoje.

Não devemos pensar que pelo facto dos nossos dias serem maus que não existem pessoas dignas de serem seguidas e imitadas nos seus exemplos de carácter e de fé.

Quando olhamos para esses arautos da fé do passado que tanto padeceram e sofreram por amor a Cristo e vemos que eles venceram, nós podemos assumir que se eles conseguiram nós também o vamos conseguir; se eles venceram nós também o podemos fazer.

  1. Vamos permanecer nas verdades Bíblicas

Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. (II Timóteo 3.13-15)

Se nós permanecermos na verdade da Bíblia seremos bem sucedidos em tudo o que fizermos.

Prezados irmãos, vamos ser exemplos vivos da permanência na Palavra de Deus, para os nosso filhos, netos, vizinhos, colegas de trabalho, amigos, por que a seu tempo essa semente vai germinar e dar fruto, Paulo dizia a Timóteo para ele permanecer naquilo que havia recebido lá no seu passado na sua infância: (…) trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti. (II Timóteo 1.5)

Caros irmãos, vamos aproveitar todas as oportunidades para trazer instrução Bíblica àqueles que nos rodeiam; em vezes de perdermos tempo com futilidades vamos aproveitar o tempo para ensinar as verdades bíblicas para que a seu tempo as mesmas possam florescer nos corações e nas vidas em que foram semeadas.

Num mundo onde todas as coisas se têm tornado cinzentas e sem definição, onde tudo é relativo, a Palavra de Deus ainda delimita claramente a fronteira entre o certo e o errado, entre o bem e o mal, entre a bênção e a maldição.

  1. Proclamemos a mensagem de Cristo

Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. (II Timóteo 4.1-2)

Numa época da história como aquela em que estamos a viver não existe uma mensagem semelhante, por isso temos que pregar a palavra de Deus. Estejamos preparados. Sejamos consistentes na nossa fé. Vamos crer a tempo e fora de tempo. Não tomemos a forma deste mundo, mas vamos repreender, admoestar, exortar, não com um espírito mordaz, mas com amor e compaixão. Paulo diz para o fazermos com grande paciência e com o propósito de ensinar.

Caro irmão, individualmente, o irmão vai onde mais ninguém pode ir, toca vidas que mais ninguém pode tocar, logo o irmão é a pessoa que deve anunciar a mensagem de Cristo na sua esfera de influência e o apóstolo diz-nos que temos de fazer isso a tempo e fora de tempo. Devemos entender estas palavras de forma literal: faz isso quando for conveniente ou não, quando tivermos vontade ou não, se for Inverno ou Verão, quando a mensagem for apreciada ou não, devemos fazê-lo quando as pessoas se mostrarem abertas e receptivas ou quando não o fizerem.

Nestes dias difíceis e perigosos, quando todos os tipos de mensagens são veiculadas, de formas variadas, formando uma balbúrdia de sons, e grande variedade de entretenimentos e todo tipo de novidades buscam atrair a nossa atenção, existe algo especial na simples declaração do evangelho que soa mais alto que tudo o mais que o mundo pode oferecer e que alimenta os corações famintos.

  1. Vamos manter uma vida exemplar

Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faz a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. (II Timóteo 4.3-5)

As pessoas podem discutir a sua filosofia, negar a sua teologia, apresentar-lhe toda a sorte de argumentos, todos os tipos de afirmações e deixá-lo de lado ou desconsiderar o que o irmão diz. No entanto, há uma coisa que elas não serão capazes de negar: uma vida exemplar. Há algo especial e diferente numa vida dedicada á gloria de Deus numa universidade, num escritório, de tal modo que as pessoas ao nosso redor não podem ignorar ou desprezar essa maneira de viver.

Mantenha uma vida exemplar. Mesmo quando as pessoas não suportam a sã doutrina vamos manter a calma e viver uma vida santa para a glória de Jesus.

Conclusão:

Ao terminarmos esta nossa singela reflexão é necessário deixar algumas notas finais diante do facto de estarmos perante os últimos dias e Jesus nos dizer para estar preparado como é que nós podemos permanecer preparados?


  • Considere a sua vida como uma oferta a Deus, em lugar de um monumento para a humanidade (II Timóteo 4.6)


  • Lembre-se de que completar bem a carreira é a prova final da que a verdade funciona (II Timóteo 4.7)


  • Fixe seus olhos na recompensa celestial e não nas efémeras seduções terrenas. (II Timóteo 4.8)


  • Se Jesus viesse hoje estaríamos preparados, estaríamos a viver de forma agradável a Deus? Jesus vem, irmãos! Que nos possamos consolar uns aos outros com estas palavras e que todos possamos orar: vem Senhor Jesus que o teu povo está pronto e anelando pela Tua vinda.

1 Comments:

At 6:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Muito à frente!!!! Sem palavras!

 

Enviar um comentário

<< Home