segunda-feira, março 20, 2006

Estudo Biblico - Costa da Caparica 19 de Março

Somos Muito diferentes. Que bom…

Texto: Provérbios 30.18-19

Introdução: Nos últimos anos, vários pesquisadores descobriram (o que já todos desconfiavam) que homens e mulheres têm realidades biológicas, psicológicas e profissionais diferentes.

As diferenças entre os dois sexos são, algumas vezes, tão gritantes que é difícil imaginar como a atracção entre eles é tão forte.

A história da criação enfatiza a realidade de sentirmos necessidade de procurarmos um ao outro por causa das nossas diferenças. Adão, que vivia no único paraíso que a terra já conheceu, ele que não sentia dores nem derramava lágrimas. No entanto, mesmo vivendo no paraíso, a solidão crescia dentro dele de tal maneira. Que Deus concluiu que não era bom o homem estar só – faltava-lhe algo.

Há uma interacção inerente na união entre homem e mulher. O nosso parceiro completa as nossas falhas. Quando estamos desanimados, ele apresenta-se cheio de esperança. Quando somos agressivos, ele é generoso. Quando nos sentimos fracos, eles são fortes. Mas as nossas diferenças, se não forem compreendidas e aceites, passarão a ser fonte de discórdia e não de realização.

As diferenças entre homens e mulheres no casamento muitas vezes são desconsideradas, quando somos levados pelo mito que o nosso parceiro é igualzinho a nós - (foram feitos um para o outro, são exactamente iguais).

O alvo desta nossa meditação é ajudar-nos a perceber que os nossos parceiros, por pertencerem ao sexo oposto, pensam, sentem e comportam-se de maneira diferente.

Embora a ciência tenha mostrado que os homens e mulheres têm conexões diferentes – que a diferença dos sexos está muito relacionada com a biologia do cérebro e com a maneira de sermos criados – temos dificuldades em aceitar, considerações à parte, as nossas diferenças. E é aí que se encontra grande parte dos problemas conjugais.

Numa curta sondagem a homens e mulheres sobre as grandes diferenças entre eles as respostas são sempre previsíveis:
  • Os homens dizem que as mulheres:


  • São muito emotivas


  • Não sofrem tanta pressão para manterem o rendimento familiar


  • Geralmente negam o seu verdadeiro poder


  • Falam demais


  • As mulheres dizem que os homens:


  • São insensíveis


  • Não ajudam na lida da casa


  • Têm medo de ser vulneráveis e de perder o controle


  • Não escutam

Ao contemplarmos isto aprendemos duas coisas, em primeiro lugar, que existem diferenças previsíveis entre os sexos, em segundo lugar, que as diferenças tidas como estritamente pessoais entre marido e mulher são partilhadas pela maioria dos casais.

Para um casamento feliz, não basta reconhecermos as nossas diferenças e preciso aprender a valorizá-las (não eliminá-las)

O facto é que o homem é diferente da mulher, e os casais que reconhecem abertamente as suas diferenças e as valorizam aumentam as oportunidades de evitar uma discussão, bem como podem melhoram o seu nível de intimidade ao desfrutarem das diferenças um do outro.

(Exemplo: A questão do romantismo antes e depois do casamento)

As nossas diferenças não são raras, são universais: os homens são motivados pela conquista, e as mulheres, pelo relacionamento. Então, quando as diferenças entre sexos surgirem em seu casamento, não pense que o seu parceiro é um malvado. Ele não está tentando enganar; o que aconteceu foi que o casamento revelou as diferenças.

O que devemos fazer então para valorizar as nossas diferenças? Suprindo as necessidades especificas e inerentes ao sexo do nosso cônjuge. Normalmente, os homens tentam suprir as necessidades que consideram importantes, e as mulheres agem da mesma maneira. O problema é que as necessidades do seu marido não são as mesmas que as suas, e a mulher não pode supri-las fazendo o que faria por outra mulher. Da mesma forma, as necessidades das mulheres são diferentes das do marido, e ele não conseguirá supri-las fazendo o que parece ser natural ao homem.

O importante é que o marido e a mulher precisam “esforçar-se” para irem além de si mesmos, levando em consideração as necessidades do outro e depois satisfazendo-as.




O Que Todo o Marido Deve Saber Sobre a Sua Mulher

As necessidades mais básicas de uma mulher são: atenção, compreensão e respeito.

  • Ela precisa de atenção (muita atenção)
Sem querer, o marido pode esquecer-se de uma das necessidades mais importantes de sua mulher: atenção. Os homens geralmente não se lembram disso por não sentirem uma necessidade tão forte de atenção como as mulheres.

Isso, no entanto, não deve ser uma desculpa, a sua mulher precisa de atenção. Ela precisa saber que é a numero 1 na sua vida, se em alguma ocasião o marido tiver que escolher entre sair com os amigos ou passar a noite com ela, ela precisa de saber que o marido escolheria ficar com ela.

O que é que o irmão, como marido, pode fazer para dar atenção á sua mulher? Pense quantas vezes por dia diz: Eu Te amo. Alguns homens não sentem a necessidade de declarar estas palavras, mas as mulheres têm uma necessidade insaciável de ouvir.

Oferecer um pequeno presente ou fazer um telefonema só para dizer: Estava a pensar em Ti.

Como homens não percebemos o poder que exerce sobre a esposa um carinho ou uma gentileza que o marido faça, nem alcançamos o quanto isso faz com que a mulher se sinta apreciada.


  • Ela precisa ser compreendida
Uma das frases mais usadas pelas mulheres é que nós não estamos a ouvir. A questão não é se nós ouvimos mas como nós as ouvimos. Normalmente elas expõem o seu problema e nós vamos interrompendo e dando conselhos, mas não é isso que ser ouvida significa para a mulher - o que ela deseja não são conselhos mas ser compreendida, ou seja, reconhecermos e aceitarmos os seus sentimentos, ser solidário com o seu sofrimento, sentir os seus sentimentos, mostrar que as entendemos. Normalmente os homens, em vez de ouvirem, fazem um sermão.

Para suprir essa importante necessidade que as mulheres sentem de serem compreendidas, é preciso ouvi-las activamente, demonstrando que entendemos o que ela está a dizer e a sentir, desejando com sinceridade compreendê-la.

Nunca é demais dizer que: as mulheres precisam saber que seus sentimentos são reconhecidos e aceites. Elas precisam que nós vejamos e sintamos o mundo á maneira delas, em vez de dizermos que elas não deveriam ver as coisas daquela maneira.

È muito difícil para os homens entenderem que, ás vezes, tudo o que as mulheres precisam é de alguém que as ouça ou de um abraço reconfortante, uma frase amorosa como: “estás magoada, não estás? ou “Estás a passar por um momento de grande pressão?

A única maneira de mostramos que compreendemos as nossas mulheres é estarmos prontos para ouvi-las, sem termos que apresentar soluções rápidas.


  • Ela precisa ser respeitada
As mulheres quando não são respeitadas, sentem-se inseguras e perdem o senso de identidade. Por isso é tão importante dar atenção especial á necessidade que as nossas mulheres têm de ser respeitadas.

Há várias maneiras de demonstrarmos que as respeitamos, em primeiro lugar não tente modificá-la, nem manipulá-la, mas respeite as suas necessidades, desejos, valores e direitos.
Respeitar alguém significa que a incluímos nas nossas decisões, não há nada pior que um marido que detém todo o poder num casamento e toma todas as decisões sem escutar ou considerar as opiniões da sua mulher. Não existe maneira mais rápida de destruir o senso de identidade de uma mulher e acabar com a possibilidade de ter um casamento feliz.

Ajude a sua mulher a aumentar a sua auto-estima e a desenvolver a sensação de segurança. Pedindo a ajuda dela sempre que for possível, mesmo nas pequenas coisas.

Respeitar a nossa mulher significa também apoiá-la nos seus sonhos e aspirações.

Respeitar é dizer: Eu apoio-te, és importante para mim e não precisas ser diferente do que és.

O Que Toda a Mulher Deve Saber Sobre o Seu Marido

As necessidades básicas do homem no casamento são: ser admirado, ter autonomia e realizarem actividades (lúdicas) juntos.

  • Ele precisa ser admirado
Ser admirado é uma necessidade básica do homem, Ele mede seu esforço por seus ganhos, grandes ou pequenos, e precisa ser reconhecido.

Não há nada mais importante para um homem do que a admiração da sua mulher, quando um homem não é admirado pela sua mulher ele começa a perder a motivação. Sem a sensação de ser admirado a energia masculina esgota-se, ele começa a sentir-se insatisfatório e incapaz de dar apoio.

Quando não são admirados os homens perdem a vontade de agir. As mulheres por vezes não fazem ideia do como uma crítica pode ser destrutiva para o poder pessoal de um homem (se for em público ainda pior) e como um elogio pode elevar a sua força.

A admiração é o combustível de que os homens precisam para não desanimar. Eles extraem forças da admiração. No entanto nunca finja a sua admiração, para ter valor a admiração precisa ser sincera.

  • Ele precisa de ter autonomia
Ao contrário das mulheres os homens quando estão a passar por algum problema ou por alguma coisa que os perturbe não desejam atenção mas sim espaço, precisam de ficar sós.

Os homens sentem-se melhor a pensar em como resolver os problemas enquanto as mulheres falando sobre os problemas. Sempre que um homem estiver sobre tensão ele precisa de espaço, é nessas alturas que os homens costumam ficar distraídos, apáticos, pensativos e preocupados. Ao contrário das mulheres os homens raramente querem falar sobre o assunto, não querem ser acarinhados nem consolados – pelo menos até terem o seu tempo para si mesmos.

Normalmente quando os homens chegam a casa não querem falar de como correu o seu dia desejam, sim, relaxar, ler o jornal, ver televisão, regar a relva, ver os mails, qualquer coisa que os ajude a relaxar a mente para depois poderem voltar-se para o relacionamento conjugal.

São coisas de homem e se a mulher conseguir dar essa autonomia ao seu marido terá um marido feliz.

  • Ele precisa que façam coisas juntos
Uma das grandes diferenças entre marido e mulher é a ideia que cada um tem sobre intimidade afectiva. Para maioria das mulheres intimidade afectiva significa, partilhar segredos, falar sobre as coisas, fazer carinhos, etc.; Já o homem lida com a intimidade de maneira diferente, ele relaciona intimidade com o “fazendo coisas juntos”.

Os maridos dão grande importância á companhia da sua mulher nas suas actividade lúdicas ou recreativas, que elas partilhem dos seus passatempos, daquilo que lhes dá prazer. Querida irmã, faça uma lista daquilo que dá prazer ao seu marido fazer e encontre coisas que possam fazer juntos.

Pode ser alguma actividade desportiva, acampar, monopólio, fazer uma caminhada, ir á pesca, nadar, assistir aos jogos de futebol do seu marido, preparar lições de escola dominical juntos, etc., o importante é fazerem coisas juntos.

Querida irmã se conseguir atender ás necessidades de companhia do seu marido, vocês não serão apenas marido e mulher mas serão também os melhores amigos.

1 Comments:

At 1:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

bastante profundo...

é sempre importante saber estas coisas...

 

Enviar um comentário

<< Home