segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Estudo Biblico - Costa Caparica 19 Fevereiro

Tema: Sai da Caverna

Texto: I Reis 19

Introdução: Quando pensamos numa caverna, vêm à nossa mente ideias de um lugar escuro, frio, húmido, lugar desagradável, espaço onde abundam as trevas, um sítio perigoso…

É um lugar que associamos ao medo, a sobressaltos, ao desespero, sofrimento, solidão…

Ninguém tem como desejo viver numa caverna, longe de tudo, escondido, abandonado, sem conforto, sem as mínimas condições de habitabilidade e de sobrevivência.

Se é verdade que nos nossos dias já não existem muitas pessoas a viver em cavernas físicas muitas pessoas, no entanto, vivem em autênticas cavernas espirituais. Um lugar de intensas trevas espirituais, onde estão geladas, longe do calor do Espírito, cercadas de imensos perigos principalmente de perderem a comunhão com o Senhor, atormentadas pelos ataques do inimigo.

Mas o Senhor, hoje, nos desafia a sairmos da caverna.

  1. Quem era Elias


  • Não temos qualquer dúvida que Elias era um filho de Deus.


  • Também não duvidamos que era uma pessoa de fé e que confiava no Senhor


  • Era um homem que amava a Deus


  • A Bíblia mostra-nos que ele era um servo de Deus e que ministrava como profeta da parte do Senhor.


  • Era uma pessoa com experiências extraordinárias com Deus, tinha experimentado o cuidado de Deus sobre a sua vida, tinha sido sustentado pelo Senhor, falava com Deus e a Bíblia mostra que era um homem obediente à voz do Senhor.


  • Era um homem que tinha acabado de experimentar o poder de Deus de uma forma tremenda, Deus tinha-se revelado mais uma vez como o único Senhor, como o soberano, tinha trazido fogo do Céu e derrotado todos os profetas de Baal e mostrava-se presente na vida e ministério de Elias ao responder às suas orações


  • Podemos dizer que Elias era um homem que conhecia a Deus e ao Seu poder, um homem que tinha intimidade com o seu Deus e que abundava na acção do Espírito, no entanto encontramos este homem numa depressão profunda e completamente desanimado, fechado dentro de uma caverna…


  1. Aprisionado dentro de uma Caverna


  • Muitas são as cavernas que nos podem aprisionar, muitas vezes sem nos apercebermos disso e por vezes depois de termos tipo extraordinárias experiências com o Senhor.


  • Caverna do Medo – Elias teve medo – (Falta de coragem perante um perigo, sentimento de inquietação), o profeta começou por entrar na caverna porque se deixou tomar de um profundo medo das ameaças que Jezabel lhe tinha feito. Por vezes também nós deixamo-nos dominar pelo medo e isso impede-nos de ver claramente e de olhar para o Senhor como devemos.


  • (…) Ouve, ó Israel, hoje vos achegais ao combate contra os vossos inimigos. Que não desfaleça o vosso coração; não temais, nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles, pois o Senhor vosso Deus é quem vai convosco a combater contra os vossos inimigos, para salvar-vos. (Deuteronômio 20.3-4)


  • O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de que me recearei? (Salmo 27.1)


  • No amor não há medo. Antes o perfeito amor lança fora o medo (…) (I João 4.18)


  • Caverna do deserto (secura) – foi ao deserto – O profeta por causa do seu medo entra na caverna do deserto da total secura espiritual, envolve-se numa caminhada pelo deserto. Quantas vezes (ou há quanto tempo) nos encontramos no meio do deserto, estamos cercados de areia e com sede da presença do Senhor. Se neste momento te encontras num deserto, o Senhor grita bem alto para que saias da caverna.


  • Fendeu as penhas no deserto, e deu-lhes de beber abundantemente como de grandes abismos. (Salmo 78.15


  • Converteu o deserto em lagos e a terra seca em nascentes. (Salmo 107.35)


  • (…) até que derrame sobre nós o Espírito lá do alto, e o deserto se torne em campo fértil, e o campo fértil seja tido por bosque. (Isaías 32.15)


  • A terra seca se transformará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas (…) (Isaías 35.7)


  • (…) Porei um caminho no deserto (…) (Isaías 43.19)



  • Caverna do desespero, do desânimo – Pediu para si a morte – O desespero do profeta era tal que ele desejou a própria morte, parecia que a sua vida não fazia mais sentido, que já não existia razão para viver, tinha chegado ao fim da linha…


  • Não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia. Fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de tal modo que até da vida desesperamos. Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos, o qual nos livrou e em quem esperamos que ainda nos livrará de tão grande morte (…) (II Coríntios 1.8-10)


  • Como está escrito: Por amor de ti somos entregues á morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. (Romanos 8.36-37)


  • O nosso Deus é o Deus da salvação; a Deus, o Senhor, pertence o Livramento da morte. (Salmo 68.20)


  • Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo (…) (Salmo 23.4)



  • Caverna da indiferença, da apatia, da sonolência espiritual – dormiu tal era a situação do profeta que ele entrou num profundo sono. Tudo o resto que o rodeava já não lhe interessava, já não tinha vontade de buscar o Senhor, de louvar a Deus, de estar diante de Deus - a única coisa que ele queria fazer era dormir. Irmãos, não há nada pior num crente que a sonolência espiritual, do que a apatia, a indiferença, percebermos que estamos a entrar na caverna, que estamos a caminhar para a destruição e não fazemos nada, deixamo-nos embalar pelo inimigo das nossas almas e simplesmente dormimos.


  • Portanto, vigiai porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se á tarde, se á meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã. Se ele vier inesperadamente, não vos encontre dormindo. (Marcos 13.35-36)


  • E fazei isto, conhecendo o tempo. Já é hora de despertarmos do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto se nós do que quando aceitamos a fé. (Romanos 13.11)


  • Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios. (I Tessalonicenses 5.6)


  • Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará. (Efésios 5.14)


  • Caverna das desculpas e da solidão Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos. Os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas á espada. Só eu fiquei, e agora estão tentando matar-me também


  • Quais têm sido as tuas desculpas diante do Senhor?


  • Sobre quem tens colocado as culpas de te encontrares dentro da caverna?


  • Será que, como Elias, tens tentado convencer-te que a culpa é dos outros? Foram eles que me magoaram, eu estava a servir mas deitaram abaixo o meu trabalho, ou outros deixaram o Senhor e eu fiz o mesmo, os outros não fazem e eu também deixei de fazer…


  • Sinto que fiquei sozinho, mais ninguém quer fazer…


  • Fiquei só.


  • Os outros estão a tentar “matar” o que eu faço…

  1. Em Deus há solução


  • E Lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Que fazes aqui Elias?


  • Disse-lhe Deus: Vem para fora, e põe-te neste monte perante a face do Senhor, pois ele vai passar.

  1. Deus Ainda tem Planos Para a Tua Vida


  • Unge a Hazel rei sobre a Síria


  • E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel


  • A Elizeu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar


  • Também conservei em Israel sete mil – todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.

1 Comments:

At 12:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » »

 

Enviar um comentário

<< Home