segunda-feira, janeiro 02, 2006

Mensagem de Ano Novo

Tema: ANO DE VITÓRIA
Texto base: Filipenses 3:12-14; I Coríntios 9:24-27.
INTRODUÇÃO
A chegada de um novo ano traz consigo muitas expectativas e esperanças...
As pessoas cumprimentam-se desejando um feliz e PRÓSPERO ANO NOVO...
Todos querem ter um ano novo próspero, de vitória!
Qual deve ser a nossa atitude para que tenhamos um Ano novo de Bênção e de Vitória?
I - NÃO FICAR FOCADO APENAS NO PASSADO
Não adianta querer viver hoje das glórias do passado...
Também não devemos ficar chorando pelo "leite derramado"...
A Palavra de Deus diz-nos:
"Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.
Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." - Filipenses 3:12-14
Muitos ficam-se lamentando a vida toda: "ah, se eu tivesse feito assim, e assim..."; "ah, se eu tivesse feito de outra forma..."
II - PARA A FRENTE É QUE É O CAMINHO!
"... e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." - Filipenses 3:12-14
Em Isaias 43:18 está escrito: "Não considerei as coisas passadas."
Em Deuteronômio 17:16 Deus diz: "Nunca mais voltareis por este caminho..."
Temos que ter cuidado, vigiar, porque o Diabo está sempre ao redor procurando induzir-nos a olhar para o passado, a fim de impedir que cresçamos em fé, e confiemos em Deus acerca do presente e do futuro!
EXISTEM ESTRADAS:
a) De Dois Sentidos - Onde se pode ir e vir...
b) De Sentido Unico - Onde se deve apenas ir, nunca voltar! Se voltamos por ela, estaremos em contramão, correndo grande perigo de termos um acidente!
Desta mesma forma é a Estrada da Vida, ela é uma estrada de Sentido unico!
A vida humana consiste em percorrer-se a estrada que se vai abrindo diante de nós... Sempre para a frente, sempre procurando o alvo, tendo sempre um propósito...
O caminho que fica para trás fecha-se, não é possivel voltar a percorre-lo!
Tentar voltar pelo caminho do tempo é querer andar em contramão! Certamente não correrá bem, e haverão terríveis conseqüências! "Lembrai-vos da mulher de Ló" (Gn 19:26 - Lc 17:32).
III - CORRER BEM, COM DETERMINAÇÃO E PROPÓSITO
"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo a escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado" - I Coríntios 9:24-27.
Paulo recorre ao conhecimento que os seus leitores tinham dos Jogos Ístmicos, que se realizavam de dois em dois anos, próximo da cidade de Corinto, para fazer uma analogia entre as provas de atletismo olímpico e a carreira da fé cristã.
Para ser vencedor o atleta precisava treinar diligentemente e submeter-se a diversos sacrifícios... Paulo diz: "esmurro o meu corpo, e o reduzo a escravidão"... Isto fala-nos de autodisciplina, da luta interior para superar as paixões e fraquezas carnais... Para se alcançar a vitória, é necessária muita renúncia, autodisciplina, determinação... "Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se pelo Espírito mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis." - Romanos 8:13
E também: "Assim corro também eu..." Temos que ter metas, propósitos, objetivos na vida! Na corrida da vida, precisamos ter metas, saber antecipadamente aonde queremos chegar, e lutar para alcançar o alvo estabelecido... Para que o teu ano novo seja um "Ano de Vitória", define logo os teus alvos, e inicia agora mesmo a tua caminhada!
O Apóstolo prossegue, dizendo: "não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar."
Lembra-te: precisas acertar o alvo! Então faz boa pontaria!
Quando um lutador de boxe desfere golpes no ar, perde muito! Gasta inutilmente as suas energias preciosas que poderam fazer-lhe falta durante o combate; perde o equilibrio, corre o risco de ser atingido pelo seu adversário, de cair; porque deixa de atingir o alvo ...
É PRECISO CORRER BEM, COM DETERMINAÇÃO E PROPÓSITO!
IV - NÃO NOS PREOCUPEMOS DEMAIS COM O FUTURO, VAMOS VIVER O PRESENTE!
Esta é uma Época muito propícia a profetismos, e muitos ficam excessivamente preocupados com o futuro, desejando saber o que irá acontecer... Irmão Não faça isso! Não se preocupe demais com o futuro, pense mais sobre o tempo presente, sobre o que deverá fazer para melhorar a sua qualidade de vida no presente!
Muitas vezes, o que falta para alcançarmos a vitória, é coragem para encarar a realidade dos factos, e para ir à luta!
É interessante como as pessoas têm facilidade para focarem o passado, e para acreditarem no "futuro", mas não confiam em Deus para o tempo presente! Vejamos o exemplo bíblico de Marta. Ela tinha dito a Jesus: "Senhor, se estiveras aqui não teria morrido meu irmão..." João 11:21. Jesus afirmou: "Teu irmão há de ressurgir." (Jo 11:23) Daí Marta, ao invés de crer que Jesus poderia ressuscitá-lo naquele exacto momento, creu que isto seria possível lá para a frente... no futuro... na ressurreição do último dia! "Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição do último dia." (Jo 11:24). Mas Jesus continuou ministrando á sua vida, e logo em seguida ressuscitou a Lázaro, naquele momento! Ela estava diante de Jesus, mas tinha dificuldade em crer que Ele poderia operar o milagre naquela mesma hora!
Exercite a sua fé, aprenda a confiar em Deus para hoje, para o aqui e agora! Confie em Deus que o novo ano que está a iniciar-se será o ANO DA VITÓRIA!
MUITOS NÃO CONHECEM A VONTADE DE DEUS, NÃO SABEM SE DEUS QUER... Dizem: "eu sei que tu podes, mas não sei se tu queres."! Neste novo ano, disponha-se a ler mais a Bíblia, porque ela é a Palavra de Deus, e revela o Plano de Deus para a sua vida! Leia a Bíblia diariamente.
Vamos verificar na leitura da Palavra de Deus que a vontade de Deus para nós é: "boa, agradável e perfeita", que Ele quer o nosso bem, e a nossa vitória! Ele quer dar-nos uma vida abundante! Vamos crer nas promessas bíblicas e apropirma-nos delas para a nossa vida neste novo ano.
Não vamos focalizar a nossa fé somente no passado, e nem a vamos direcionar exclusivamente para o futuro, vamos crer em Deus para o tempo presente, para o hoje, para o agora. A Biblia mostra-nos que o Senhor deseja abençoar-nos hoje neste momento.
Há pessoas que olham só para o passado. Outras somente para o futuro.
Deus é o Deus do presente, do agora, que opera agora a salvação, opera agora a cura, a libertação. Este novo ano poderá ser o melhor ano da tua vida; pela fé crer nissio!O passodo fica para traz (e nós apreendemos com ele), o futuro está diante de nós, mas é no presente que devemos focar a nossa atenção o nosso cuidado, pois é com base nas escolhas do presente que vamos edificar o nosso futuro.

1 Comments:

At 12:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 

Enviar um comentário

<< Home